terça-feira, 22 de maio de 2012

Trânsito em Niterói - PARTE III

Basta andar um pouco pela cidade que podemos perceber a quantidade de
irregularidades que motoristas cometem diariamente. São caminhões fazendo carga
e descarga no meio da rua, carros estacionados no meio da rua na porta de colégios,
cruzamentos sendo fechados. São pequenas coisas que somadas contribuem para o caos no transito.

O grande problema é que cada um acredita que seus atos não influenciam no trânsito! De fato um motorista sozinho influencia muito pouco, porém se cada um cometer irregularidades, o transito como um todo é afetado! É isso que ocorre no dia a dia da cidade.

Ando muito de carro e o que mais vejo são veículos, com pisca alerta ligado, parados em local proibido. São pais que esperam seus filhos na porta de colégio com o carro estacionado no meio da rua. São pessoas que param no meio da rua para sacar dinheiro no caixa eletrônico ou ir à farmácia. São caminhões que fazem carga e descarga no horário que bem entendem no meio da rua... Exemplos não faltam!

Outro ponto importante é o carro que não consegue atravessar o cruzamento e atrapalha a outra pista. Isso acontece todo dia, várias e várias vezes.

E por que fazem isso? Esta é a questão! Dois são os motivos principais: falta de educação e impunidade.

As irregularidades são cometidas porque os motoristas sabem que não serão multados, assim como os caminhões não respeitam o horário porque sabem que não serão multados! Se fossem multados uma única vez, tenho certeza que ficarão um bom tempo sem cometer irregularidades.

Para punir é preciso fiscalizar e para fiscalizar é preciso ter efetivo para isso. Então acredito que a solução é abrir concurso para Guarda Municipal de Trânsito! Esses aprovados precisam passar por treinamento intensivo para estarem aptos a controlar e cuidar do trânsito da cidade.

Outro ponto importante é a educação no trânsito. Os motoristas precisam ser educados e conscientizados a colocar a coletividade acima da individualidade. O ideal é que este trabalho seja feito com as crianças! A Escola precisa abraçar esta causa! Precisamos ter um intenso programa de educação para o trânsito! Que mostre cada cidadão a sua importância individual para a fluidez do tráfego!

Com este artigo, encerro a minha análise sobre os problemas enfrentados diariamente por nós motoristas de Niterói. Algo precisa ser feito, a situação está insustentável! Se tudo continuar como está, corremos o sério risco de perder o direito de ir e vir!

E você? O que acha disso tudo? Deixe sua contribuição!

Um comentário:

  1. Eu acho que nossa sociedade é como uma piramide, funcionamos da seguinte forma : Se não pagamos que nos educa bem, não teremos pessoas educadas, não tendo pessoas educadas isso se influencia no cotidiano de cada cidadão. Vivemos em uma época de individualismo, cada um por si e deus por todos, culpamos nossos governantes, mais a culpa é tão somente nossa, ele esta lá por nossa vontade, não procuramos saber em quem votamos e da importancia desse sistema todo. A parte que foi citada "Para punir é preciso fiscalizar e para fiscalizar é preciso ter efetivo para isso" e para ter efetivo? É preciso que o lider tenha o discernimento e capacidade de notar toda as deficiências que acontecem na cidade.

    Não fomos acostumados a seguir a risca a lei,vivemos em parte no ilicito, ou no jeitinho brasileiro, tenha visto que a pouco tempo eramos dominados por um regime monarquico, mais sem entrar muito nesse mérito, da para entender um pouco disso tudo, mais não sendo complacente com a situação.

    ResponderExcluir