terça-feira, 8 de maio de 2012

Trânsito em Niterói - PARTE II




Hoje gostaria de abordar a ineficiência do transporte público em toda região metropolitana! A principal causa do transito caótico que enfrentamos diariamente. Um transporte público eficiente deve prover conforto e rapidez aos usuários! O transporte público ineficiente faz com que as pessoas com algum poder aquisitivo utilizem o carro como principal meio de locomoção. Estas pessoas enxergam o carro como a solução para chegar mais rápido e com maior conforto aos seus destinos. Este é o grande problema!Vamos avaliar algumas causas da ineficiência do transporte público em nossa cidade:
ü  Tempo de embarque
Já contou quantos minutos em média, um ônibus leva parado em um ponto de ônibus? Pois é, faça essa experiência!O tempo médio de embarque nos coletivos é muito grande!
ü  Numero excessivo de linhas de ônibus
Em Niterói fica evidente o excesso do número de linhas de ônibus! Quem nunca viu na hora do RUSH uma seqüência de coletivos vazios circulando pela cidade! Isso significa que as empresas de ônibus oferecem mais vagas do que realmente são necessárias! De graça?  A quem interessa isso? Atualmente, o sistema opera com 600 ônibus, transportando diariamente 235 mil passageiros.
ü  Pouco investimento no transporte aquaviário e metroviário
Boa parte da população de Niterói trabalha no Rio de janeiro! Quais as opções que o trabalhador tem para chegar à capital do estado? Barcas ou PONTE! Qual delas é pior? Na primeira opção as filas são gigantescas e o serviço é de péssima qualidade e na segunda opção, o engarrafamento é certo!
Mas será que com todos esses problemas, o transito tem solução? Claro que tem! A população de Niterói tem recebido algumas boas notícias. A implementação da linha 3 do Metrô, o Plano Jaime Lerner e o Estatuto da Bicicleta começam a sair do papel e representam um marco para o transporte público da cidade.
O Plano Lerner foi elaborado em 2009. Baseado no modelo de modernização do trânsito de Curitiba, o ex-prefeito da capital paranaense projetou para Niterói um sistema de transporte que funcionaria com linhas de ônibus atuando de forma semelhante a um metrô de superfície conhecido como sistema BRT (Bus Rapid Transit). Segundo o projeto, serão cinco terminais de ônibus na cidade – sendo dois principais: um no Largo da Batalha e outro no Terminal Rodoviário João Goulart e três de integração no Caramujo, Charitas e na Região Oceânica. O sistema BRT prevê a implantação das faixas exclusivas e pretende diminuir o tempo de embarque nos veículos (o usuário compra o bilhete antes de entrar no veículo). Nos planos desenvolvidos pela equipe de Lerner, 94 ônibus de modelos articulados ou padrão farão a ligação entre os terminais.
Outra prioridade é o investimento no transporte metroviário e aquaviario. A Linha 3 do METRO é um avanço mas precisamos lutar também por uma possível Linha 5 ligando Niterói ao Rio de Janeiro , para aliviar a ponte e as barcas! As barcas precisam ser pressionadas pelo poder público! O preço da passagem precisa ser justo e o serviço tem que ser de qualidade.
Outro ponto importante é o uso da bicicleta como meio de locomoção. Está em vigor a lei 2832/2011, de autoria de Felipe Peixoto, que institui o Estatuto da Bicicleta no Município de Niterói. A lei prevê grande ampliação da malha cicloviária na cidade, com sinalização vertical e horizontal. Pontos de estacionamento de bicicletas deverão ser localizados em logradouros públicos ou em locais de grande concentração de pessoas. Além disso, prevê a criação de um serviço de bicicletas públicas.
No próximo artigo, vou falar de educação no trânsito. Não percam e até breve!

2 comentários:

  1. AI Professor Tulio esta de parabéns gostei muito do seu texto

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  2. Excelentes observações! Muitas das vezes reclamamos da situação sem saber o porquê desse caos no trânsito. Também reclamamos da inércia do governo sem saber se as providências estão a caminho. É claro que a situação do trânsito da cidade é crítica, mas acho que a população pode contribuir para melhorá-la enquanto as novas medidas não são implementadas. Estou ansiosa para ler seu artigo sobre educação no trânsito, pois é um dos pontos essenciais para resolver o problema dos engarrafamentos. Ótimo e esclarecedor artigo! Parabéns!!

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