terça-feira, 24 de abril de 2012

Trânsito em Niterói - PARTE I

Hoje gostaria de falar um pouquinho sobre o grande vilão que atormenta o cidadão niteroiense há tempos. Todas as pesquisas de opinião pública apontam como a principal reclamação das pessoas, o trânsito da cidade! O primeiro passo é tentar compreender as causas dos congestionamentos e posteriormente buscar as soluções para o problema!
Podemos elencar 3 principais causas dos congestionamentos:
1)O número alarmante de carros na cidade 
2)Transporte público ineficiente 
3)Falta de educação no trânsito 
Neste artigo, abordarei apenas a primeira causa!
Na década de 90, Niterói passou por uma série de transformações. A cidade entrou em um ciclo de competência e modernidade que resultou em obras de infra-estrutura por toda a cidade. Investimentos em saneamento básico, saúde, educação, cultura, além de um conjunto de obras arquitetônicas, conhecido como Caminho Niemeyer, tornaram Niterói referência em qualidade de vida . Com este fato, a cidade atraiu um grande contingente populacional de renda média, que buscava esta qualidade de vida e a pouca violência.
Com o crescimento desordenado, surgem diversos problemas comuns a qualquer grande metrópole no Brasil: o crescimento das favelas, a poluição, a falta de segurança, e o trânsito caótico. O problema mais evidente em nossa cidade é o transito. Com a construção dos novos prédios, o número de carros aumenta drasticamente e piora o caos urbano.
Como solução para conter o aumento do número de veículos, eu proponho a suspensão imediata de licenças para novas construções na Região das Praias da Baía até que se possa mensurar a real capacidade de escoamento do tráfego de veículos nas diversas ruas e avenidas da cidade.

Um comentário:

  1. Tulio, faltou falar sobre a falta de capacidade dos engenheiros de trânsito da cidade de Niterói, minha amada cidade natal. Ontem sofri horrores para chegar a casa de minha irmã em Santa Rosa. Somente uma pessoa sem inteligência colocaria mão única na Roberto Silveira. Resultado=Gavião Peixoto, Mém de Sá, Moreira César completamente paradas. Ontem, sábado, muitas pessoas não estavam voltando do trabalho. Quando morava em Niterói sempre votei em Jorge Roberto Silveira, mas não entendo o governo dele agora, a acessoria está péssima? Ou ele tá se lixando para a cidade?
    Sei que você é pedetista ferrenho e vai bater palmas para tudo que ele fizer. É público e notório que a cidade está indo ao buraco. Uma série de fatores estão denegrindo a imagem dele a cada dia, não convém citá-los aqui.

    ResponderExcluir