domingo, 31 de julho de 2011

Niterói no rumo certo para se tornar referência em mobilidade urbana

Hoje em dia, um dos grandes problemas que afetam a vida do cidadão que vive na região metropolitana do Estado do Rio é o trânsito. Engarrafamentos são cada vez mais constantes. Mobilidade urbana é um dos temas que ganham cada vez mais importância no cotidiano das pessoas. Nossa querida Niterói não foge a regra.
O número de veículos circulando pelas ruas quase duplicou em 10 anos. Niterói tem hoje uma média de um carro para cada dois habitantes, o número supera – e muito – a média nacional, que é de um carro para cada seis habitantes.
Hoje em dia é cada vez mais fácil adquirir um automóvel. Os bancos financiam veículos em até 6 anos. O transporte público ineficiente faz com que as pessoas com algum poder aquisitivo utilizem o carro como principal meio de locomoção.Estas pessoas enxergam o carro como a solução para chegar mais rápido e com maior conforto aos seus destinos. Por conseguinte, enquanto a população de Niterói cresceu 6,1% em 10 anos, o número de veículos cresceu 98% no mesmo período, segundo dados do IBGE.
Outro grande problema é a falta de educação dos motoristas no trânsito. Estacionamento em locais proibidos, com filas duplas,calçadas ocupadas por motocicletas durante o dia.Cenas que se repetem diariamente em nossa cidade. A falta de respeito com as regras do trânsito são evidentes nas portas das escolas nos horários de entrada e saída de alunos.
A população de Niterói tem recebido, no entanto,algumas boas notícias. A implementação da linha 3 do Metrô, o Plano Jaime Lerner e o Estatuto da Bicicleta começam a sair do papel e representam um marco para o transporte público da cidade.
As intervenções que estão por vir, em longo prazo, proporcionarão a população de Niterói um transporte público de qualidade e eficiente. Respeitar as regras do trânsito e as sinalizações também é fundamental para um trânsito melhor.
Plano Jaime Lerner
O Plano Lerner foi elaborado em 2009. Baseado no modelo de modernização do trânsito de Curitiba, o ex-prefeito da capital paranaense projetou para Niterói um sistema de transporte que funcionaria com linhas de ônibus atuando de forma semelhante a um metrô de superfície ,conhecido como sistema BRT (Bus Rapid Transit). Segundo o projeto, serão cinco terminais de ônibus na cidade – sendo dois principais: um no Largo da Batalha e outro no Terminal Rodoviário João Goulart e três de integração no Caramujo, Charitas e na Região Oceânica.
Nos planos desenvolvidos pela equipe de Lerner, 94 ônibus de modelos articulados ou padrão farão a ligação entre os terminais. O passageiro não precisará pagar uma nova passagem ao desembarcar em uma das estações para pegar outro ônibus. Com isso, o número de veículos circulando cairia drasticamente na cidade. Atualmente, o sistema opera com 600 ônibus, transportando diariamente 235 mil passageiros.
Estatuto da Bicicleta
Os adeptos do uso da bicicleta como meio de transporte já podem comemorar. Está em vigor a lei 2832/2011, de autoria de Felipe Peixoto, que institui o Estatuto da Bicicleta no Município de Niterói.
A lei prevê grande ampliação da malha cicloviária na cidade, com sinalização vertical e horizontal. Pontos de estacionamento de bicicletas deverão ser localizados em logradouros públicos ou em locais de grande concentração de pessoas. Além disso, prevê a criação de um serviço de bicicletas públicas.
Linha 3
A linha 3 do Metrô ligará o Centro de Niterói a São Gonçalo. O projeto prevê a construção de 14 estações e o cronograma previsto para a execução da obra é de três anos e meio.
A construção da Linha 3 beneficiará 350 mil passageiros por dia, com redução significativa do tempo de deslocamento. Nos horários de pico, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo que é de 1h25, cairá para apenas 20 minutos com o novo sistema.

3 comentários:

  1. Excelentes notícias, Túlio! E foi muito bom comentar sobre a falta de educação no trânsito. Bom lembrar que a falta de educação é por parte dos pedestres também. Todos querem um trânsito melhor, mas poucos fazem a sua parte.

    Uma dúvida: em que pé está a Linha 3? Licitação? Projeto?

    Grande abraço, Túlio!

    Victor Antunes (seu ex-aluno do pré da engenharia)

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  2. Muito bom Prof. Túlio!!
    Parabéns por transmitir essas informações através de seu blog!! Realmente essas são as melhores soluções no que tange transporte urbano em nossa querida Niterói!!!

    Um grande abraço!!

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  3. Que venha a linha 3!!!! Metrô é urgentíssimo p/ a sobrevivência em SG e Niterói. Há muitos anos ouço que esta linha será feita. Será que agora deixa de ser projeto?

    Um grande abraço,

    Mônica

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