Amigos,
Na última sexta feira, estava voltando para casa depois de um dia de trabalho e parei para pensar no caos que é o trânsito na Região Metropolitana. Na sexta passada (11/02/2011) fui trabalhar em Botafogo de carro, minha aula termina as 18h10. Cheguei a minha casa as 21h30, ou seja, 3h20 de engarrafamento dentro do carro no ar condicionado. Nesta sexta (18/02/2011), tentei fazer diferente, voltei de barcas cheguei a minha casa as 20h20, demorei 2h10, mas tive que ingressar em dois ônibus lotados e uma barca abarrotada de gente!Um calor infernal e insuportável. Bem essa é a rotina de quem mora em Niterói e trabalha no Rio de Janeiro. Essas são as opções, as duas únicas opções. O cenário é entristecedor, mas amigos , vai ficar ainda pior! É verdade! Aquilo que já é péssimo pode ficar pior! É que o prefeito da capital Eduardo Paes teve a "brilhante idéia" de demolir a perimetral e construir um mergulhão para substituir o viaduto.
O Elevado da perimetral foi projetado pelo Governo Carlos Lacerda em 1962 e a obra foi concluída pelo Governo Chagas Freitas em 1979. Desde então o Viaduto da Perimetral é a principal Via de ligação entre a Zona Sul e Av. Brasil / Ponte Rio-Niterói. Pelo viaduto passam, atualmente, 94.000 veículos por dia. Mas por que o Prefeito quer tanto derrubar uma via de extrema importância para o trânsito? Ele alega que a perimetral é “feia” e que vai revitalizar a área portuária. Ele confunde o ÉTICO com o ESTÉTICO. Nem tudo que é BELO é BOM. E nem tudo que FEIO é RUIM. Se a Perimetral é “feia”, então porque não fazer uma reforma/revitalização do viaduto? E o principal , onde passarão os 94.000 veículos que lá passariam? Mas para tomar uma decisão como esta ele deve ter consultado especialistas no assunto, certo? Vamos ver o que dizem alguns dos estudiosos:
"Demolir o elevado soa como absurdo. É gastar quatro vezes o dinheiro público: uma para construir, uma para demolir, outra para fazer os mergulhões e outra para não solucionar o problema do trânsito"
Giovani Manso, professor de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (9 de janeiro de 2009).
"Na atual lógica, o elevado é fundamental porque é ligado a acessos à Linha Vermelha, à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói. Além disso, acho que será empregado muito dinheiro para uma cidade que tem favelas que precisam ser urbanizadas, postes caindo, bueiros explodindo e jardins mal cuidados".
Antônio Agenor Barbosa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (15 de julho de 2010)
"Aquela é toda uma área de aterro. Se houver má conservação na drenagem e chuva forte o mergulhão pode virar piscina. O mais importante de uma obra pública é a sua funcionalidade e não necessariamente a beleza".
Weber Figueiredo, ex-presidente da SERLA e vice-diretor da Faculdade de Engenharia da UERJ. (14 de janeiro de 2011)
Esta é a opinião de alguns dos maiores especialistas em Arquitetura, Urbanismo, Engenharia e Transito. Parece que o prefeito esqueceu-se de conversar com eles antes de tomar sua decisão...
Outra questão importante, qual será o custo disso tudo? De onde vem o dinheiro? A Caixa Econômica Federal vai garantir 7,6 bilhões de reais do FGTS para as obras e serviços. Quando Brizola era Governador, cada CIEP custava em torno de um milhão de reais e muitos diziam que era um absurdo gastar tanto dinheiro para construir uma escola. Perguntar não ofende, com 7,6 bilhões de reais dá para construir quantos CIEPS?
Mas então o que a Cidade do Rio de Janeiro ganha com isso? Quais são os verdadeiros interesses por trás disso? No pacote, está incluso a elevação do gabarito para 50 andares na zona portuária e um mergulhão numa área aterrada, que torna a obra um grande desafio para os engenheiros. A conclusão que chegamos é que tudo isto está sendo feito para satisfazer o desejo e a ganância da especulação imobiliária e para deixar a cidade “linda” para a Copa e as Olimpíadas.
Por isso tudo, que enquanto houver governantes que privilegiem o interesse privado em detrimento do interesse público, que desprezem os estudos e projetos elaborados nas maiores universidades do país, a população sofrerá com engarrafamentos quilométricos barcas lotadas horas e horas diárias perdidas no trânsito. E eu morador de Niterói continuo bolando e arquitetando a melhor maneira de voltar para minha casa, agora um pouco mais feliz, pois a perimetral ainda está de pé.
Forte abraço
Tulio
Realmente onde nós vamos parar com tanta desigualdade?!?!?!?!??!
ResponderExcluirConcordo, são tantas questões contraditórias...isso pq vc nem comentou dos problemas de trens e metrô. O que é tentar entrar no metrô as 17h? Mas sabe? Os governantes não pegam transporte público! Perimetral pra que? Temos jatinhos...
ResponderExcluirKarla Pp
A derrubada da Perimetral deve ser lida em um contexto de revitalização da Zona Portuária. Os espaços para a expansão imobiliária estão saturados na Zona Sul, e a revitalização permitirá novas zonas de expansão. Quem se beneficiará? As classes média e alta, evidentemente. Derruba-se a Perimetral, abre-se restaurantes luxuosos e casas noturnas nos antigos galpões, constrói-se edifícios residenciais de luxo no lugar dos imóveis que serão demolidos. Os pobres ficarão de fora da festa, é claro!
ResponderExcluirTô contigo, Túlio. Deixem a Perimetral onde está.
Abraços,
Victor Leonardo de Araujo
Ao propor essa ideia, seria mais legítimo ter realizado uma consulta técnica e popular mais abrangente, tendo em vista que o aspecto estético nos dias de hoje (engarrafamentos diários e transportes urbanos decifitários) não pode ser sobreposto ao aspecto funcional!!
ResponderExcluirAlgo está por trás dessa ideia "desfuncional" do prefeito zona sul!!
quando tiver casos semelhantes ou denuncias mande pro : http://pauladaneles.mindblog.com.br/
ResponderExcluirObrigado pelos comentários meus amigos! Depois do carnaval tem mais artigo!
ResponderExcluirForte abraço
Tulio