domingo, 20 de fevereiro de 2011

PERIMETRAL: FEIO com ela , impossível sem ela.

Amigos,


Na última sexta feira, estava voltando para casa depois de um dia de trabalho e parei para pensar no caos que é o trânsito na Região Metropolitana. Na sexta passada (11/02/2011) fui trabalhar em Botafogo de carro, minha aula termina as 18h10. Cheguei a minha casa as 21h30, ou seja, 3h20 de engarrafamento dentro do carro no ar condicionado. Nesta sexta (18/02/2011), tentei fazer diferente, voltei de barcas cheguei a minha casa as 20h20, demorei 2h10, mas tive que ingressar em dois ônibus lotados e uma barca abarrotada de gente!Um calor infernal e insuportável. Bem essa é a rotina de quem mora em Niterói e trabalha no Rio de Janeiro. Essas são as opções, as duas únicas opções. O cenário é entristecedor, mas amigos , vai ficar ainda pior! É verdade! Aquilo que já é péssimo pode ficar pior! É que o prefeito da capital Eduardo Paes teve a "brilhante idéia" de demolir a perimetral e construir um mergulhão para substituir o viaduto.

O Elevado da perimetral foi projetado pelo Governo Carlos Lacerda em 1962 e a obra foi concluída pelo Governo Chagas Freitas em 1979. Desde então o Viaduto da Perimetral é a principal Via de ligação entre a Zona Sul e Av. Brasil / Ponte Rio-Niterói. Pelo viaduto passam, atualmente, 94.000 veículos por dia. Mas por que o Prefeito quer tanto derrubar uma via de extrema importância para o trânsito? Ele alega que a perimetral é “feia” e que vai revitalizar a área portuária. Ele confunde o ÉTICO com o ESTÉTICO. Nem tudo que é BELO é BOM. E nem tudo que FEIO é RUIM. Se a Perimetral é “feia”, então porque não fazer uma reforma/revitalização do viaduto? E o principal , onde passarão os 94.000 veículos que lá passariam? Mas para tomar uma decisão como esta ele deve ter consultado especialistas no assunto, certo? Vamos ver o que dizem alguns dos estudiosos:

"Demolir o elevado soa como absurdo. É gastar quatro vezes o dinheiro público: uma para construir, uma para demolir, outra para fazer os mergulhões e outra para não solucionar o problema do trânsito"
Giovani Manso, professor de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (9 de janeiro de 2009).

"Na atual lógica, o elevado é fundamental porque é ligado a acessos à Linha Vermelha, à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói. Além disso, acho que será empregado muito dinheiro para uma cidade que tem favelas que precisam ser urbanizadas, postes caindo, bueiros explodindo e jardins mal cuidados".
Antônio Agenor Barbosa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (15 de julho de 2010)

"Aquela é toda uma área de aterro. Se houver má conservação na drenagem e chuva forte o mergulhão pode virar piscina. O mais importante de uma obra pública é a sua funcionalidade e não necessariamente a beleza".
Weber Figueiredo, ex-presidente da SERLA e vice-diretor da Faculdade de Engenharia da UERJ. (14 de janeiro de 2011)

Esta é a opinião de alguns dos maiores especialistas em Arquitetura, Urbanismo, Engenharia e Transito. Parece que o prefeito esqueceu-se de conversar com eles antes de tomar sua decisão...

Outra questão importante, qual será o custo disso tudo? De onde vem o dinheiro? A Caixa Econômica Federal vai garantir 7,6 bilhões de reais do FGTS para as obras e serviços. Quando Brizola era Governador, cada CIEP custava em torno de um milhão de reais e muitos diziam que era um absurdo gastar tanto dinheiro para construir uma escola. Perguntar não ofende, com 7,6 bilhões de reais dá para construir quantos CIEPS?

Mas então o que a Cidade do Rio de Janeiro ganha com isso? Quais são os verdadeiros interesses por trás disso? No pacote, está incluso a elevação do gabarito para 50 andares na zona portuária e um mergulhão numa área aterrada, que torna a obra um grande desafio para os engenheiros. A conclusão que chegamos é que tudo isto está sendo feito para satisfazer o desejo e a ganância da especulação imobiliária e para deixar a cidade “linda” para a Copa e as Olimpíadas.

Por isso tudo, que enquanto houver governantes que privilegiem o interesse privado em detrimento do interesse público, que desprezem os estudos e projetos elaborados nas maiores universidades do país, a população sofrerá com engarrafamentos quilométricos barcas lotadas horas e horas diárias perdidas no trânsito. E eu morador de Niterói continuo bolando e arquitetando a melhor maneira de voltar para minha casa, agora um pouco mais feliz, pois a perimetral ainda está de pé.


Forte abraço

Tulio

6 comentários:

  1. Realmente onde nós vamos parar com tanta desigualdade?!?!?!?!??!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, são tantas questões contraditórias...isso pq vc nem comentou dos problemas de trens e metrô. O que é tentar entrar no metrô as 17h? Mas sabe? Os governantes não pegam transporte público! Perimetral pra que? Temos jatinhos...
    Karla Pp

    ResponderExcluir
  3. A derrubada da Perimetral deve ser lida em um contexto de revitalização da Zona Portuária. Os espaços para a expansão imobiliária estão saturados na Zona Sul, e a revitalização permitirá novas zonas de expansão. Quem se beneficiará? As classes média e alta, evidentemente. Derruba-se a Perimetral, abre-se restaurantes luxuosos e casas noturnas nos antigos galpões, constrói-se edifícios residenciais de luxo no lugar dos imóveis que serão demolidos. Os pobres ficarão de fora da festa, é claro!
    Tô contigo, Túlio. Deixem a Perimetral onde está.
    Abraços,
    Victor Leonardo de Araujo

    ResponderExcluir
  4. Ao propor essa ideia, seria mais legítimo ter realizado uma consulta técnica e popular mais abrangente, tendo em vista que o aspecto estético nos dias de hoje (engarrafamentos diários e transportes urbanos decifitários) não pode ser sobreposto ao aspecto funcional!!
    Algo está por trás dessa ideia "desfuncional" do prefeito zona sul!!

    ResponderExcluir
  5. quando tiver casos semelhantes ou denuncias mande pro : http://pauladaneles.mindblog.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários meus amigos! Depois do carnaval tem mais artigo!

    Forte abraço
    Tulio

    ResponderExcluir